O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SOBRE A MANEIRA DE VIVER CIGANA...



O GRUPO MUSICAL CIGANO GIPSY KINGS.






“Definir a identidade cigana é bem mais difícil do que parece. Subdivididos em 3 principais etnias (rom, calon e sinti), eles não constituem um povo homogêneo. Nem todos são nômades. Nem todos falam romani. Nem todos dançam ao redor de fogueiras ou usam roupas coloridas. Podem ser pobres ou ricos. Podem ser cristãos, muçulmanos, judeus. O que faz deles um povo é uma sensação comum de não serem gadgés – como eles chamam os não-ciganos – e de se identificarem como rom, calon ou sinti. O termo ‘cigano’ só funciona nessa oposição”, diz o pesquisador Frans Moonen, autor do livro Anticiganismo – Os Ciganos na Europa e no Brasil.”

                                                                                                                                                                                         Ser cigano  e viver nossa ciganidade é uma honra! Ser cigano é ser cidadão do mundo,é viver num mundo onde as fronteiras não existem.
Nenhum obstáculo, nenhuma dificuldade, discriminação nenhuma, serão capazes de sufocar  nosso orgulho de ter sangue cigano,pelas tantas qualidades que possuímos...
Disse Jacques Attali em seu artigo Nomadismo e Liberdade que “Toda ordem religiosa ou política define-se pela exclusão do outro, o bode expiatório: aqui o nômade, o judeu, o não-cristão, o impuro. E claro que esse desejo de expulsão, de extermínio, de eliminação do outro é muito mais violento porque o inimigo, o impuro, o bode expiatório o judeu, o muçulmano, o pobre, o nômade, em geral seduz o exterminador, visto que é parte integrante de sua identidade rejeitada.” Esta afirmação vem ao encontro da minha tese de que os gadjês rejeitam tudo aquilo que é prazeroso e está escondido em seu íntimo e que gostariam de viver: atitudes, sentimentos, emoções; mas para tal lhes falta a coragem e a convicção para assumirem seus desejos abertamente. A Psicologia explica isso:o ser humano projeta no outro aquilo que está dentro de si, defeitos e qualidades,sonhos,desejos .Cada ser é o espelho do outro.

Segundo Ramirez Herédia: “Os ‘paílhos’ não vivem, só vivem para trabalhar o que não é bom. Os ciganos têm outra filosofia de vida. Não é possível viver para trabalhar, é preciso trabalhar o suficiente para viver. E isto implica uma filosofia completamente diferente da filosofia da humanidade e da sociedade.”


EXTRAÍDO DE:COLUNA PUNHAL CIGANO-REVISTA JANELLÁ.
ARTIGO:"A filosofia cigana e a inveja gadjê-Cezarina Macedo.








PINTURA DE NIKOLAI BESSONOV.



CIGANA DO GRUPO CALON.




IMAGENS DO GOOGLE.

Nenhum comentário: