O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

HORIZONTES CIGANOS...









Que nos importam as origens?... Se viemos da Índia ou da Mesopotâmia, de Israel ou do Punjab?
Somos ciganos, somos rons, e é isto que nos importa! Importa sim, a união de todos em torno do ideal comum: a conquista de nossos direitos seja aqui, no Brasil ou em outros países. Importa sim, nos orgulharmos do que somos, de nosso sangue, de nossa cultura, de nossas tradições.
Importa não esquecermos os nossos valores, as nossas crenças, o nosso jeito de ser. Porque para sermos ciganos: rons, calons, sinti, etc., precisamos viver a filosofia de vida cigana. São muitos clãs, muitos dialetos, maneiras e costumes peculiares abrigados debaixo de uma mesma bandeira e hino, irmanados por uma tradição e cultura comum a todos. Alguém me disse certa vez que um cigano  sempre reconhece o outro esteja onde estiver,pois a força do sangue nos aproxima como um imã,um magnetismo misterioso. Acredito muito nisso. Acredito no poder do destino que nos une e na força da amizade e da união!
Infelizmente nos dias atuais, para sobreviver, muitos de nós transformam-se em gadjês, assumem a postura gadjê. Para conquistar um lugar ao sol na sociedade não-cigana muitas vezes foi preciso esquecer ou esconder jeitos e costumes, crenças e tradições. Porque a maioria dos gadjês rejeita o que é diferente, discrimina quem foge dos parâmetros exigidos por suas instituições. Pura ignorância. Mas, que importância tem o exterior? O importante é o que vai na alma! Não podemos jamais perder de vista nossa ciganidade mesmo vivendo numa sociedade que nos massifica nos discrimina e nos torna invisíveis.                                                                                                                                                                 Fala-se muito em preconceito, discriminação, xenofobia por parte dos gadjês. Mas, o que dizer quando sabemos que existe também preconceito entre os ciganos em relação àqueles, que embora sendo descendentes, possuem sangue mestiço, um “posh-rat” como falam na Irlanda? Chega de separações, invejas, suspeitas e medo,  preconceitos e discriminações absurdas. Sejamos pontes e não ilhas. Cada um dê um pouco de si.Caminhe um passo em direção ao outro. Necessitamos de respeito mútuo e de união, de conhecimento e discernimento, de afeto e consideração. Separados jamais seremos vitoriosos na luta pelo que merecemos. Somos orgulhosos sim, de nossas origens, de nossas tradições e desejamos justiça e não caridade, porque a caridade como disse Galeano, é exercida verticalmente, de cima para baixo. Queremos ser tratados de igual para igual, como seres humanos que somos, e essa atitude de igualdade e solidariedade se expressa horizontalmente. 

CEZARINA MACEDO.
Texto extraído do artigo "HORIZONTES CIGANOS/ REVISTA JANELLÁ-Fevereiro/2012.



3 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Querida amiga,

a natureza humana tem dessas coisas, infelizmente. A briga é grande e não deveria ter separatismos, por isso, faça o que tiver que fazer. Quem tem tempo para o separatismos racista, não tem tempo para realizar trabalhos verdadeiros. Faça, Deus cuida do resto, ele sabe a verdade dos que lutam contra o estereótipo, as vezes introduzido até pelos ciganos.

Força, luz e que sara te guarde e te guie na palma de sua mão.

bjs nossos

Luz13 disse...

Muito legal o seu blog.
Conheci o Povo Cigano com Aline, da Cidade das Pirâmides e, tenho um respeito e gratidão enorme a Aline, a eles e a Cigana Shalimar!!
Vocês conhecem o Programa De Olho No Mundo?(www.deolhonomundo.com) Tenho certeza que vocês gostarão. Abçs.

Whesley Fagliari disse...

Minha linda ciganinha gigante por talentos e cores tão únicas,

Que Deus abençoe vc sempre e que os acontecimentos do seu dia sejam todos voltados para o aprendizado e para o crescimento... Seres tão reluzentes como vc só tem uma escolha: crescer. E fazes isso tão lindamente que seu crescimento reflete em suas artes (plurais)... Fiquei muito triste por aquele gatinho tb, mas logo a dor deu lugar ao aprendizado... Desejo que seu dia hj seja assim tb.

Te amo mto, mesmo de longe!

Um beijo de carinho, um abraço de luzes da amizade tão pura e forte que há entre nós.

Luz e Paz!