O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

FALANDO DE CULINÁRIA CIGANA...COM A LICENÇA DAS AMIGAS DA "COZINHA DOS VURDÓNS"...



  



Pernil de leitão (Baló)com batatas.

A COZINHA CIGANA:ALQUIMIA DO AMOR


Falar de cozinha cigana é falar de energia transmitida pelas mãos, é falar de prazer e alegria. Muito se fala na magia cigana na cozinha, na produção de remédios naturais e nos feitiços de amor e de sorte. Os ciganos usam a força e a energia dos cinco elementos que regem a natureza: ar, água, fogo, terra, metais. A terra é representada pelos alimentos, pelo sal,pela madeira das colheres, pela cerâmica das panelas e pratos e, os metais pelos tachos, chaleiras e outros utensílios da cozinha. Temos na culinária um processo alquímico onde as transformações se fazem usando a água e o fogo no cozimento dos vegetais, das carnes e dos temperos no cadinho mágico das panelas ciganas.
O calor que provem do fogo transforma os alimentos. A água é usada para cozer, limpar e transformar. A terra nos dá todos os alimentos e temperos, e o sal. O ar se desprende sob a forma de aroma, do perfume que brota do cozimento e que acaricia nosso olfato, despertando o apetite com seu sedutor apelo.
O trabalho das mãos tem uma grande importância na magia alquímica de cozinhar. A energia que as mãos transmitem, modifica os alimentos e os tornam remédio ou veneno para o nosso corpo  conforme o humor ou as intenções boas ou más daquele que cozinha.Sabendo disso os ciganos  rezam e abençoam  a comida,agradecendo ao Criador pelo alimento  de cada dia.A cozinha cigana é sempre um lugar sagrado, onde  só com alegria e bom humor se pode penetrar e cozinhando serenamente ,se transmite a saúde   e a energia dos alimentos.
Por suas cores, aromas e sabor agradável, os vegetais, temperos, sementes e frutas  nos trazem uma mensagem de boa sorte ,amor e prosperidade  quando os colocamos sobre nossas mesas.A longa  caminhada das caravanas através deste imenso mundo ,pelo tempo afora, nos legou uma vasta e rica experiência culinária.De todos os lugares por onde andamos,de todos os povos e gentes que conhecemos ficou-nos uma variada , colorida e aromática herança .Falar portanto,de comida cigana é falar de comida exótica,temperos variados,carnes saborosas,peixes e frutos do mar,frutas,nozes,chás e bebidas deliciosas provenientes do mundo inteiro.Falar de culinária cigana também significa falar de gostos e sabores próprios de cada clã,kumpania e família.Assim como falamos dialetos variados que se originam do romanês,conforme a região da Terra de onde viemos,assim acontece na culinária romani.  
Na tradição cigana damos um significado  mágico  a cada tempero ,semente,erva ,vegetal ou frutos.Cada alimento que ingerimos nos entrega um presente da natureza,uma dádiva da vida...
(...)O sal nos recorda os tempos amargos e difíceis, nos lembrando do sofrimento e das perseguições, fazendo com que agradeçamos sempre à Devel pelas coisas boas de hoje: o alimento na mesa, a alegria, a saúde, o ouro e o amor. Quem já passou dificuldades, sabe o valor de ter algo para por na boca, saciando a fome. E o povo cigano sabe bem disso!
Ah! O aroma e o delicioso sabor de um pedaço de Civiaco ,Kolako, ou Guibanitza, um prato com uma porção generosa de Olla Gitana, de Saxmas  , de Salada Oriental  acompanhando um pedaço dourado de Balô  Sharô...
Optchá cozinha Cigana!   

Cezarina Macedo/Agosto,2011.

 Trecho extraído do artigo publicado na Revista Eletrônica "JANELLÁ ".          

      

KOLACO (PÃO CIGANO).


BOLO CIGANO DE PORTUGAL

2 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Licença mais do que dada.
A sintonia e muito bonita, pois temos um texto bastante parecido.

bjs nossos.

www.amsk.org.br disse...

Aqui está amiga, achei:

http://cozinhadosvurdons.blogspot.com.br/2011/08/o-que-e-cozinhar.html

bjs