O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

AMO ESTA POESIA !,,,VERSOS DO POETA FLUMINENSE J.G.DE ARAUJO JORGE ...









 ÂNSIAS.

(...)

Quero ser água e correr sem represas
por lugares diversos
e por terras estranhas,
odeio esse destino das montanhas
encarceradas dentro de si mesmas
e enterradas no chão ...
Que eu seja ao menos como um passarinho
para poder fugir ou me afastar
de onde homens estão!

Namorado das nuvens vagabundas
que sobrepairam picos e altitudes
flutuantes como véus,
amo a distância e a altura - a altura que deslumbra!
- a distância que atrai ... que empurra os horizontes
e os céus!


Andar como os rios andam, sem saber por quê,
saltar como as cachoeiras
gesticular como os galhos
e ser livre como o vento
que ninguém prende nem vê...
Cantar como as aves cantam
amar como as flores amam
à luz do sol, do luar, no aconchego de um ramo
e então gritar: - eu vivo! e então gritar: - eu amo!


Viver embriagado de espaço!
dos sons bárbaros da terra
do perfume das coisas
das árvores, do mar, dos campos sem cercados,
dos pássaros que voam tontos, deslumbrados,
e da cantiga das fontes!
Desconhecendo a prisão de todas as fronteiras
e amando a inexistência de todos os horizontes!


Ergo os olhos ao céu
ergo os braços para o alto
e canto um hino ao ar, ao sol, à liberdade!


  J. G . de  Araujo Jorge
(do livro " AMO ! " -  1938 ) 







3 comentários:

Luz da minha alma disse...

Cezarina,
Maravilha este concierto de aranjuez, eu o tenho salvo para ouvir sempre.
Passei não só para desejar uma boa semana mas também pelo prazer de visitar seu blog.
No seu espaço sempre me deparo com emoções sublimes, tiradas do mais profundo de mim mesma...
Abraço.
Maria da Graça

Carlota Pires Dacosta disse...

Adorei a 3ª foto, lindíssima.
Gostei de conhecer este poeta.
Beijinhos

Cezarina Devos Macedo disse...

Agradeço os comentários amáveis,queridas! Beijinhos!