O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

FALANDO DE CIGANOS...




CENA DO FILME BRASILEIRO SOBRE CIGANOS: "AO RELENTO"



stefan trabalhando by julia zakia
MENINO CIGANO NA SÉRVIA...


CIGANA TURCA...




AO RELENTO (HISTÓRIA DE CIGANOS FILMADA EM ALAGOAS
EM 2011.)


FALANDO DE CIGANOS


Somos ponte, traço de união entre Oriente e Ocidente. Mesmo que os gadjês desconheçam ou ignorem propositadamente, somos a solda que uniu raças, crenças e culturas do mundo inteiro nas nossas intermináveis andanças. Um pouco de nós está escondido em cada ser humano: o sonho de liberdade, a busca eterna da Beleza, a expressão das emoções, das palavras e dos gestos, livres de medos ou preconceitos, a alegria inocente e espontânea.

Nós somos sim,orientais.E quem fala de ciganos fala do Oriente,das nossas remotas origens indianas,dos templos,de Shiva e Kali;das mancias e oráculos; dos tempos em que vivemos na antiga Pérsia,hoje Irã,onde aprendemos a cultuar o fogo e a transformar os metais nobres em preciosíssimas jóias...Quem fala de ciganos recorda nossas andanças pelo Egito dos faraós,dos mistérios e das magias,de desertos e noites enluaradas às margens do Nilo.
Quem fala de ciganos fala de música e de dança.Quem fala de ciganos fala de sorte e de destino,de oráculos diversos,de percepções sutis, de conhecimento profundo da alma humana.Quem fala de ciganos fala de séculos de perseguições e preconceito,de injustiças e falta de conhecimento por parte da sociedade gadji.
Quem fala de ciganos fala de respeito 'a natureza,inquietação por horizontes novos,estradas,viagens e profissões itinerantes, consequência 
da vida nômade.
Quem fala de ciganos fala de liberdade.  

CEZARINA MACEDO.


CIGANOS RUSSOS  DANÇANDO...


CENA DO FILME " AO RELENTO"... 


IMAGENS DO GOOGLE

Nenhum comentário: