O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

sábado, 13 de fevereiro de 2016

UM POEMA DE CECÍLIA MEIRELES...






CANÇÃO


Nunca eu tivera querido
dizer palavra tão louca:
bateu-me o vento na boca,
e depois no teu ouvido.

Levou somente a palavra,
deixou ficar o sentido.

O sentido está guardado
no rosto com que te miro,
neste perdido suspiro
que te segue alucinado,
no meu sorriso suspenso
como um beijo malogrado.

Nunca ninguém viu ninguém
que o amor pusesse tão triste.
Essa tristeza não viste,
e eu sei que se vê bem...
Só se aquele mesmo vento
fechou teus olhos também...

CECÍLIA MEIRELES-In  " FLOR DE POEMAS ,"pg 64;
Editora  Nova Fronteira/1983.


IMAGENS DO GOOGLE

Um comentário:

ABTB disse...

Prezados(as) Senhores(as),

Faço parte da Atebemg - Associação de Teatro de Bonecos do Estado de Minas Gerais, com sede em BH. Temos feito nos últimos anos, através do apoio de leis de incentivo, uma pesquisa de histórias de várias cidades do nosso estado, que são transformadas em um espetáculo, durante uma oficina na própria cidade, e que depois são apresentadas para os moradores e cujos bonecos e infra-estrutura ficam em poder dos participantes das oficinas, para serem apresentados sempre que o desejarem. Também temos trabalhado com essa estrutura junto a comunidades/etnias minoritárias, tais como índios (veja o projeto e seus resultados em http://projetoporanduba.wordpress.com) e quilombolas (veja o projeto e seus resultados em kizoomba.wordpress.com).

Gostaríamos agora de trabalhar com comunidades ciganas, tema que já estamos pesquisando.

O escopo resumido do projeto é:

1 - Pesquisa de histórias/estórias/personagens da comunidade que façam parte da sua cultura e que gostariam de resgatar/revitalizar, com envio e sugestão da própria comunidade.

2 - Os bonequeiros da Atebemg transformarão esse material em um texto dramatúrgico para teatro de bonecos - em BHte.

3. Grupos da Atebemg apresentarão um espetáculo de seu repertório em cada uma das comunidades, levando para tal toda a infraestrutura necessária.

4 - Oficineiros da Atebemg irão para as comunidades e realizarão uma oficina de montagem do texto, deixando toda a infraestrutura necessária para que os espetáculos possam continuar a ser apresentados. A oficina é de 40 a 50 horas e poderia ter no máximo 20 a 25 participantes, preferencialmente maiores de 12 anos para garantir um resultado e a manutenção do trabalho, após a realização da oficina. Também achamos que como é um trabalho muito intensivo, crianças mais novas não conseguiriam acompanhar o ritmo das oficinas. A duração dependeria do número de horas que se pudéssemos trabalhar diariamente. Se forem próximas a BH, os dias não precisariam ser consecutivos e poderíamos inclusive trabalhar em finais de semana, dependendo da disponibilidade dos participantes.

4 - Apresentação do resultado para a comunidade, deixando assim um material com o grupo de participantes da oficina, para que o mesmo continue a se apresentar e oferecendo o apoio da Atebemg para futuras montagens.


Todas as atividades são gratuitas e para as oficinas levamos todo o material necessário, incluindo um palco para teatro de bonecos, construido e doado à comunidade, para que a mesma possa usá-lo depois de findo o projeto. Não há nenhum custo para os participantes ou para a comunidade.
Só precisamos de um local onde as mesmas possam acontecer - o que pode ser feito em alguma escola da região, por exemplo, bem como algum apoio local para divulgação e inscrição dos participantes. Durante a oficina damos um lanche para os participantes.

Gostaria de saber se acreditam que o projeto pudesse ser interessante para algum grupo cigano de Minas Gerais e se poderiam nos ajudar a contactar suas lideranças, nos fornecendo nomes, telefones ou e-mails. Nós só entramos com o projeto e o nome das comunidades, após as mesmas terem concordado em participar. Temos possibilidade de entrar na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mas o prazo é até o dia 28 de julho. Assim precisaríamos das cartas de anuência o mais rápido possível. Podemos mandar o modelo por mail para ser assinado, ou podem nos mandar um mail colocando o seu interesse em participar do projeto. Mas se quiserem nos enviar contatos de outros estados vizinhos como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo seria interessante, pois pretendemos entrar com esse projeto também em outros editais de âmbito nacional.

Se quiserem conhecer um pouco mais da Atebemg, visitem nossa página : www.atebemg.com.br e o nosso facebook: atebemg.facebook.com.

Aguardando um retorno, agradeço a atenção.

Conceição Rosière (31-35817159 ou 91229968)
Coordenadora de Atividades
ATEBEMG
www.atebemg.com.br